Plano de Negócios e suas aplicações

O Plano de Negócios nada mais é que “o teste” para saber se seu negócio é viável ou não…

O Plano de Negócios nada mais é que “o teste” para saber se seu negócio é viável ou não. Ele descreve de forma sucinta os objetivos e quais passos a serem tomados para que o negócio seja viável. O Plano de Negócios bem elaborado, permite identificar e prevenir erros antes mesmo de colocá-lo em ação. Também pode ser usado para a conquista de novos sócios e investidores, estabelecer parcerias ou até mesmo ser usado na solicitação de financiamentos junto à agências bancárias.

Para confecção, o Plano de Negócios deve priorizar cinco etapas fundamentais: Sumário Executivo, Análise de mercado, Plano de Marketing, Plano Operacional e Plano Financeiro.

  1. Sumário executivo: trata-se de um resumo do seu negócio e deve ser a última parte a ser elaborada.

  2. Análise de mercado: uma das partes mais importantes do plano, pois, neste momento se faz um estudo do produto, do cliente, de fornecedores, das necessidades, etc.

  3. Plano de marketing: neste momento que se descreve produtos, serviços. Apresenta-se preços e promoções, etc.

  4. Plano operacional: mostra se o negócio vai funcionar na prática, em suas operações. Dividido em: Layout ou arranjo físico; capacidade produtiva, comercial e de prestação de serviços; processos operacionais (como a empresa irá funcionar ); necessidade de pessoal .

  5. Plano financeiro: indica a viabilidade do futuro negócio, além de mostrar o ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade e prazo de retorno do investimento.

Um Plano de Negócios bem elaborado proporciona ao empreendedor uma visão geral do mercado e de como agir no novo empreendimento. Proporciona segurança à novos empreendedores e confiança para os que desejam inovar seus negócios.

A Iniciall Consultoria e Assessoria dispõe de profissionais capacitadas para auxiliar Você a desenvolver ou aprimorar seu Plano de Negócios. Entre em contato e saiba mais!

Gisele Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *