O balanço patrimonial é…

O balanço patrimonial é uma demonstração contábil utilizado para apresentar a posição contábil, financeira e econômica de uma entidade.

Apresenta os ativos (bens e direitos), passivos (exigibilidades e obrigações) e o patrimônio líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e o total de passivos. Trata-se de uma demonstração contábil que expressa, de forma resumida, o patrimônio da empresa.

Dever obrigatório a todos os empresários e sociedades com apenas duas exceções (empresários rurais e microempresas).

Representado pelo Artigo 178 da Lei 6 404/1976 – Lei das sociedades por ações, alterado pela Lei 11 638/07 e medida provisória 449/08, que diz o seguinte:

No ativo, as contas serão ordenados de forma decrescente de grau de liquidez , divididos em: ativo circulante; ativo não circulante; ativo realizável a longo prazo; ativo permanente (investimentos, ativo imobilizado e ativo intangível).
2º No passivo, as contas serão ordenadas de forma decrescente de exigibilidade, divididos em: passivo circulante; passivo não circulante; passivo exigível a longo prazo, patrimônio líquido (capital social, reservas de capital, reservas de reavaliação, reserva de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados).
Na dúvida de como elaborar o Balanço Patrimonial da sua empresa contate-nos…
                                                                                                     Gisele Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *