Clima Organizacional

Pesquisa de clima organizacional e desenvolvimento de talentos

Com as empresas cada vez mais focadas no crescente avanço tecnológico, a busca de novos campos de atuação e, também uma procura incessante por diferenciais para se destacarem em um mercado competitivo, pesquisadores ligados a área da Administração e Psicologia passaram a buscar compreender a relação dos empregados com o desenvolvimento empresarial. E desta forma, trabalhar junto às empresas para atingir melhores resultados.

Em busca de resultados que atendessem não só os empresários, mas também os empregados, os estudos buscam indicativos com os quais as empresas pudessem desenvolver melhorias em suas atividades de produção e desenvolvimento dos talentos humanos.

Para organizar o mapeamento e aplicação de Pesquisa de Clima Organizacional, seja qual for o modelo a ser utilizado, é fundamental ter-se em mente quais objetivos se pretende alcançar com o trabalho. É a partir deste enfoque que poderemos escolher o modelo mais adequado e organizar as questões e/ou atividades a serem utilizadas. Os objetivos podem variar desde avaliar a qualidade do produto entregue ao cliente externo, qualidade de vida no ambiente de trabalho, ajustes na distribuição de atribuições, qualificação e desenvolvimento de talentos e outros.

Dessa forma, surge uma nova maneira de perceber os profissionais nas empresas, um novo olhar, não mais como meros subordinados, mas sim agentes proativos e empreendedores. Pessoas que geram, fortalecem a inovação, que produzem, vendem, servem ao cliente, tomam decisões, lideram, motivam, comunicam, supervisionam, gerenciam e dirigem as empresas. No fundo, as organizações são um conjuntos de pessoas.

Através das pesquisas de Clima Organizacional, é possível que os administradores identifiquem perfis e iniciativas que indiquem melhores adequações para seu quadro de funcionários. Os dados levantados devem abastecer uma base de dados da empresa para que, em havendo necessidade, seja possível readequar quadro de funcionários, ou ainda requalificar algum funcionário para assumir papel diferente do já estabelecido.

Em suma, a pesquisa de Clima Organizacional é um instrumento de grande valia para gestores que buscam crescimento, coletivo e individual, para sua empresa e seus colaboradores.

Daniela Moraes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *